domingo, 17 de novembro de 2013

Aleijadinho e a história...

Um pouco de história...



Em 1796, Aleijadinho foi contratado para esculpir “os Passos da Via Sacra”. São 66 esculturas em madeira cedro. Inicia-se a visita pelo passo da ceia e em seguida o passo do Monte das Oliveiras, onde se encontra o Anjo da Anunciação que é uma obra prima de Aleijadinho, tenso réplicas na Catedral de Brasília.


A terceira cena é a “Prisão de Cristo”, onde na parede se encontra um afresco em restauração que foi pintada por Mestre Ataíde. Detalhe interessante são as vestimentas dos soldados que criticam a Coroa Portuguesa, pois estão calçados até com as botas ao invés de sandálias.

Na quarta capela, já se encontram duas cenas: a flagelação com o cristo amarrado a um pelourinho, criticando a escravidão da época, e a cena da coroação de espinhos, com o Cristo recebendo uma cana verde.


A sexta cena é a subida ao calvário. O Cristo tem uma marca de sangue no pescoço, através de teses dizem ser uma crítica ao enforcamento de Tiradentes. Aos pés de Cristo há um bobo da corte com vestimentas do século XVIII.

A última cena é a Crucificação de Cristo, tendo ao lado da cruz Maria Madalena e ao fundo um centurião que através de algumas teses relata ser o Mestre da Loja Maçônica.


Duas obras chamam atenção dos turistas em Congonhas:

O Cristo, uma das obras primas de Aleijadinho, ganhou olhos de porcelana importados da Bavária, região sul da Alemanha.

A ilusão de ótica que, quando se serram os olhos, forma-se o rosto de Cristo no frontispício da porta da Basílica.


Como identificar uma obra de Aleijadinho?


Segundo Marcio a obra de Aleijadinho evoluiu de maneira progressiva em três momentos: fase de Congonhas (1891-1812), quando seu nível técnico está pronto e acabado, maturidade inicial (1761-1770) e mocidade (1755-1760). Claro que o processo de identificação e autenticação de uma obra de arte vai além da mera observação visual. Mas existe uma lista de características particulares da obra chamadas “estilemas”, que segundo Marcio Jardim oferecem uma forma coerente de avaliação das obras. As principais características das obras de Aleijadinho são:

1.     panejamento (vestimenta das figuras) em ângulos sinuosos,
2.     golas das roupas em V,
3.     punhos dobrados,
4.     cabelos partidos na testa em forma de vírgulas invertidas,
5.     nariz estreito, longo e saliente, com narinas bem delineadas e profundas,
6.     olhos amendoados,
7.     sobrancelhas finas, arqueadas, como um traço contínuo com o nariz,
8.     lábios carnudos, bem delineados, entreabertos,
9.     barbas encaracoladas e bipartidas,
10.   cabelos cacheados, sinuosos, terminados em volutas.


Profetas de Aleijadinho

Entre os anos de 1800 e 1805, Aleijadinho esculpiu os doze profetas em pedra sabão. Os profetas trazem pergaminhos com suas profecias.

Profeta Isaías - “Depois que os Serafins celebraram o Senhor, um deles trouxe aos meus lábios uma brasa como uma tenaz.”

Para onde olha o profeta Isaías.



Profeta Daniel (à esquerda) – “Encerrado por mandado do rei, nas covas dos leões, sou libertado, incólume pelo auxílio de Deus.”

Profeta Oséias (à direita) – “Tome a adúltera, disse-me o Senhor: eu o faço, tornando-se ela minha esposa, que concebe e dá luz.”

Daniel, com o leão aos seus pés, e Oséias caminhando a seu encontro, identifica-se o movimento do Barroco, parecem que estão caminhando um ao encontro do outro e Daniel abaixando sua cabeça cumprimentando Oséias. Um está no campo de visão do outro.




Profeta Abdias


Profeta Abdias“Eu vos arguo, idumeos e gentios e vos prevejo pranto e destruição.”

Bibliografia


NASCIMENTO, VALTER. Novo catálogo da obra de Aleijadinho. Disponível em: 
http://www.bomsera.com.br/eventos/215-novo-catalogo-da-obra-de-aleijadinho.html > Acesso em: 15 de nov. de 2013

As cidades históricas de Minas: Circuito do Ouro: Minas Gerais/Brasil. Livro publicado no local (cidades históricas - Congonhas)

Pesquisa de campo e anotações pessoais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário